quarta-feira, 10 de junho de 2009

sobre meninos e lobos

gente, esse é meu menino. um dos meus meninos.
meu irmão do meio. cheio de política dentro de si. lindo.
que me deixou assim atordoada e que divido com vocês...


Família,
É com muito pesar e revolta que divulgo esse dois vídeos (de um total de 5 que ainda serão colocados).
Estava em manifestação pacífica do Movimento Estudantil, Trabalhista e Docente da USP. Ao acabar a manifestação a massa retorna em passeata até a reitoria, onde se dispersaria...
Acontece que enquanto voltávamos, a polícia resolveu agredir. militante não é santo, eu sei... Mas ainda assim, tropa de choque contra estudantes, trabalhadores e professores da usp é mais que covardia: é truculência, AUTORITARISMO, REPRESSÃO!!!
Depois de confrontos ao longo da avenida de entrada da usp, manifestantes feridos foram levados ao HU, porém a massa foi acuada no prédio da Hist/Geo da FFLCH. Com a PM toda em volta, ninguém podia entrar, ninguém podia sair...
Algumas bombas de gás foram atiradas DENTRO DO PRÉDIO!! Num vão amplo, porém fechado onde estávamos todos...
Durante muito tempo, fique com a máquina do Centro Acadêmico, filmando muuuita coisa. Durante boa parte, infelizmente, fiquei sozinho... passei muito mal, quase vomitei... E chorei, chorei, chorei muito em ver a história da humanidade retratada em alguns instantes, resumida ali ao vivo... A única coisa que me dava força para engolir o choro era saber que aquilo não era nada, absolutamente nada perto do que muitos já passaram. Não quero com isso diminuir a importância e o absurdo do evento, uma vez que todo o caos, sofrimento e humilhação, não deixará de existir primeiro nos maiores conflitos, depois nos menores... Será gradativamente sim, mas enquanto princípio, somente quando homem for capaz de sentir paz no coração, todo e qualquer conflito se cessará... das guerras entre nações, aos conflitos domésticos...
Assim, por princípio, quero dizer que o absurdo da ação do governo, a truculência e a repressão, tem o mesmo valor que a guerra do Iraque, assim como tem o mesmo valor que a silenciosa e cotidiana violência doméstica contra mulheres.
Nesse momento estou só, numa sala de um professor da FFLCH, a PM por todo o campus, os estudantes, professores e funcionários, em assembleia. Meu corpo está integro. Minha alma... não sei.






Um comentário:

Dedinhos Nervosos disse...

Menina, quanta polícia!!! Pq eles não aparecem quando precisamos? uffff